Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Richard Chambers Blog Portuguese

Blog de Richard Chambers Sobre a Profissão

Blogs Recentes

O The IIA Redesenhará as Linhas de Defesa?
5 de dezembro de 2018

A boa governança é parte arte, parte ciência e, provavelmente, um pouco de sorte e magia. Mas, quando é alcançada, a recompensa é uma organização que atinge metas de forma consistente, que atende os interesses dos stakeholders, que apoia a geração de valor a longo prazo e que alimenta uma cultura saudável. Consulte Mais informação.

Quando os Executivos Viram a Casaca – É Tarde Demais Para Apontar o Dedo
26 de novembro de 2018

Novamente, os excessos na sala de reuniões do conselho estão colocando uma organização globalmente reconhecida no brilho ofuscante da publicidade indesejada. O presidente do Conselho da Nissan Motors, Carlos Ghosn, foi preso e demitido na semana passada depois que uma investigação interna revelou que ele subdeclarou sua compensação às autoridades japonesas como 5 bilhões de ienes a menos – cerca de US$ 44 milhões – por um período de cinco anos. Consulte Mais informação.

Uma Olhada Antecipada nas Prioridades da Auditoria Interna para 2019
19 de novembro de 2018

Como a velocidade do risco, o final de 2018 está se aproximando com grande rapidez. Isso significa que muitos de vocês estão dando os últimos retoques em seu plano anual de auditoria interna para 2019. Tenho certeza de que seu processo foi exaustivo e que você está se preparando para apresentar para o seu comitê de auditoria um plano que reflita as prioridades baseadas em riscos que são apropriadas para sua organização. No entanto, antes que a tinta seque em seu plano, achei que seria útil dar uma olhada nas prioridades que seus colegas planejam abordar no próximo ano. Consulte Mais informação.

Quando a SEC Fala Sobre Cibersegurança, Todos Devemos Escutar
12 de novembro de 2018

Muitas vezes, me pego falando com repórteres sobre o papel da auditoria interna em relação aos riscos, especialmente na cibersegurança. Recentemente, um repórter me perguntou sobre um novo relatório investigativo da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), "Cyber-Related Frauds Perpetrated Against Public Companies". O relatório descreve as investigações de nove empresas de capital aberto que foram vítimas de fraude cibernética. Consulte Mais informação.

5 Avanços Futuros que Poderiam Elevar a Posição da Auditoria Interna
5 de novembro de 2018

Escrevi extensamente sobre o trabalho que os auditores internos devem fazer para realizar seu próprio potencial e o da profissão, aprimorando e protegendo o valor das organizações que atendem. À medida que o cenário de risco muda e a velocidade do risco aumenta, os auditores internos precisam expandir suas habilidades, atualizar seus processos e adotar uma mentalidade flexível, ágil e aberta para responder rapidamente a ameaças disruptivas e a riscos novos e emergentes. Consulte Mais informação.

Os Auditores Internos Precisam Morar em uma Casa de Teto Inquebrável
29 de outubro de 2018

Há muito, acredito que os auditores internos têm um desafio mais difícil do que o de muitos outros em uma organização. É difícil sustentar uma reputação de objetividade, quando vivemos e trabalhamos no mesmo ambiente em que desempenhamos nossas responsabilidades de auditoria – às vezes por alguns anos, às vezes ao longo de toda uma carreira. Todo mundo está observando a auditoria interna, para ver se estamos fazendo o que pregamos. Já ouvi falarem de nós como “exemplos para as organizações”, e que “somos constantemente avaliados por aqueles que auditamos”. Chamo isso de ter um alvo nas costas. Se a auditoria interna não seguir as políticas organizacionais, ou apenas parecer que não as está seguindo, as consequências afetarão a confiança depositada no departamento e cada auditor interno pertencente a ele. Consulte Mais informação.

7 Posts das Redes Sociais que os Auditores Internos Amam
22 de outubro de 2018

Uma das muitas maneiras de me comunicar com auditores internos do mundo todo é por meio das redes sociais. Com mais de 10.000 seguidores no Twitter, em @rfchambers, e quase 10.000 conexões no LinkedIn, a mídia social é uma maneira de compartilhar informações e ideias com um grande grupo da profissão. Na verdade, 60% das minhas conexões residem fora da América do Norte e são essas que, muitas vezes, demonstram a maior entusiasmo. Consulte Mais informação.

Fato ou Mito: Todos os Auditores Internos São Contadores
15 de outubro de 2018

Na semana passada, encontrei-me mais uma vez na frente de estudantes de contabilidade em uma das melhores universidades do país. Comigo, estava o presidente do conselho do The IIA, Naohiro Mouri. Estávamos lá para conscientizar sobre as oportunidades da auditoria interna para recém-formados em contabilidade. Mas tivemos que seguir uma linha delicada ao incentivar esses alunos a seguir uma carreira em auditoria interna. Conversamos com eles sobre as incríveis oportunidades na auditoria interna, mas tivemos que admitir que provavelmente não dependeriam das habilidades contábeis que estão aprendendo na faculdade.
Consulte Mais informação.

A Marca do CEO: Bênção ou Maldição?
8 de outubro de 2018

As ações de CEOs e presidentes de conselho de destaque podem criar volatilidade nas ações e desconforto nos investidores, e os problemas do CEO da Tesla, Elon Musk, são o exemplo perfeito disso. Declarações controversas e ações de Musk colocaram o preço das ações da Tesla em uma montanha-russa selvagem. Consulte Mais informação.

Stakeholders têm a Última Palavra Sobre se a Auditoria Interna Agrega Valor
1 de outubro de 2018

Se você pedisse aos seus stakeholders para descrever como a auditoria interna agrega valor, você poderia receber uma resposta diferente de cada pessoa com quem você conversou. O CEO poderia se concentrar em recomendações para melhorar a eficiência, enquanto o diretor financeiro poderia descrever o valor da auditoria em termos de redução de custos. Consulte Mais informação.

Haveria Civilidade Demais na Sala do Conselho?
17 de setembro de 2018

Sejamos sinceros: falta civilidade no século XXI. Seja na política, nas redes sociais, no trânsito ou na fila de um restaurante de fast food, a cortesia e o respeito viraram commodities. Mas se há um lugar onde a civilidade ainda parece existir é na sala do conselho. No entanto, precisamos questionar: haveria civilidade demais em um lugar onde os membros devam aplicar uma boa dose de ceticismo? Consulte Mais informação.

Redigindo um Relatório de Auditoria de Impacto: 6 Dicas Para Ser Mais Persuasivo
10 de setembro de 2018

Se você perguntar aos auditores internos por que eles redigem relatórios de auditoria, alguns podem responder que é para comunicar os objetivos, o escopo e os resultados de um trabalho. Outros podem dizer que é para descrever o que os auditores encontraram e fazer recomendações de melhorias. Mas o objetivo final do relatório de auditoria interna não é descrever o que encontramos ou fazer recomendações de melhorias. É persuadir os leitores à ação. Consulte Mais informação.

Pesquisa: Associação ao The IIA, um “Poderoso Catalisador de Mudanças”
3 de setembro de 2018

Um dos objetivos fundamentais de qualquer organização profissional é recrutar membros. Frequentemente, os profissionais que estão ocupados desenvolvendo e progredindo suas carreiras não reconhecem os benefícios oferecidos por organizações como o The IIA. Consulte Mais informação.

6 Sinais De Que Sua Última Auditoria Interna Marcou um Golaço
27 de agosto de 2018

Como venho escrevendo em meu blog há quase 10 anos, acho que a auditoria interna pode ser um dos trabalhos mais gratificantes do planeta. Mas, sejamos sinceros, não importa o quão bom você seja em seu trabalho, é improvável que as pessoas visitem seu escritório todos os dias, ou publiquem um comentário nas mídias sociais, só para dizer o quanto elas amaram sua última auditoria. Ainda assim, como escrevi em 2011, há sinais inconfundíveis de que sua última auditoria foi, de fato, um grande sucesso. Aqui estão alguns dos meus indicadores favoritos de que um relatório de auditoria interna acertou em cheio e marcou um golaço. Consulte Mais informação.

As Empresas Estão Cedendo aos Riscos de Cibersegurança?
20 de agosto de 2018

Nos últimos doze anos, mais ou menos, a segurança cibernética deixou de ser uma preocupação misteriosa de TI, que deve ser deixada para os CSOs e CISOs, e se tornou uma prioridade máxima dos conselhos de administração e dos executivos. No entanto, o progresso tem sido dolorosamente lento para esse problema que todos concordam que está evoluindo a uma velocidade vertiginosa. Consulte Mais informação.

O Caminho Para o Sucesso Passa por Muitos Vales
8 de agosto de 2018

Você pode dizer muito sobre o caráter de uma pessoa pela forma como ela reage a uma derrota, em vez de como ela comemora uma vitória. Costumo comentar neste blog sobre as melhores práticas e questões técnicas relacionadas à auditoria interna. No entanto, em 2013, comecei a compartilhar minhas opiniões sobre uma questão de interesse mais amplo: a perseverança diante da adversidade. Consulte Mais informação.

Auditoria Interna e os Riscos Emergentes: Das Colinas aos Computadores
6 de agosto de 2018

Como profissão, os auditores internos têm cultivado um longo e respeitado legado como “provedores de retrospectiva”. Quase todos nós somos adeptos em analisar os dados dos últimos anos e dizer à administração onde foram cometidos erros do passado. Embora a retrospectiva seja uma parte necessária da auditoria interna, a retrospectiva 20/20 é uma de nossas habilidades menos valiosas. Muitas vezes, nossos clientes já têm conhecimento dos erros que ocorreram no passado. Consulte Mais informação.

Como Auditores Internos Inteligentes Fazem Perguntas Inteligentes​
30 de julho de 2018

Os melhores auditores internos sabem que há momentos em que precisamos "quebrar as regras" para conduzir entrevistas com clientes. Poucas habilidades são mais essenciais para os auditores internos do que saber como fazer as perguntas certas. Com habilidades eficazes de questionamento, podemos construir relacionamentos, fortalecer a compreensão e incentivar a transparência. Sem essas habilidades, podemos danificar relações de trabalho ou deixar passar informações essenciais. Consulte Mais informação.

Cuidado Para Não Auditar na Árvore Errada
23 de julho de 2018

Uma das coisas mais importantes que os auditores internos podem fazer para atender às expectativas dos stakeholders é garantir que as prioridades da auditoria interna estejam alinhadas com as do conselho e da Diretoria. Os riscos que tiram o sono dos stakeholders devem manter os auditores internos ocupados durante o dia. Consulte Mais informação.

Cinco Sinais de que Seu Departamento de Auditoria Interna Está Perdendo o Apoio das Partes Interessadas
16 de julho de 2018

No início de minha carreira, eu pensava que a auditoria interna existia simplesmente porque era necessária. Muito raramente alguém usava termos como clientes ou partes interessadas. Não me lembro de ter ouvido esses termos durante minha primeira década no negócio. Consulte Mais informação.

O Que o Acordo da Equifax Sinaliza Sobre a Importância da Auditoria Interna
9 de julho de 2018

O escândalo da Equifax, que deixou expostos os dados pessoais de quase metade da população dos EUA, continua servindo de lição para os profissionais de auditoria interna, outros profissionais de gerenciamento de riscos e partes interessadas (Stakeholders) das organizações. Consulte Mais informação.

5 Sinais Definitivos de que Você Está Preparado para uma Carreira em Auditoria Interna
2 de julho de 2018

O crescimento das oportunidades de emprego para os auditores tem sido enorme durante grande parte da última década. Isso tornou a auditoria interna uma ótima opção para quem está entrando no mercado de trabalho ou considerando uma mudança de carreira. No entanto, não se deve depender apenas de oportunidade para escolher um emprego e prosperar nele. O cargo é adequado para você? Você é a pessoa certa para a empresa ou organização? Eu explorei essa questão pela primeira vez em um artigo de 2014 do meu blog e me aprofundei ainda mais sobre os atributos dos que atingiram o sucesso na auditoria interna em meu livro de 2017 Trusted Advisors: Key Attributes of Outstanding Internal Auditors. Consulte Mais informação.

Os Auditores Internos Podem Auditar Qualquer Coisa – Mas Não Podem Auditar Tudo
25 de junho de 2018

Há momentos em que os clientes de auditoria interna e outros profissionais têm expectativas irreais sobre nossa profissão. Não é de surpreender, então, que possa haver confusão sobre o nosso papel. Afinal, os auditores internos usam muitos “chapéus”. Somos analistas, especialistas em controles, consultores, professores, parceiros de negócios, vigias, consultores financeiros, especialistas em conformidade e mais. Nós realmente podemos auditar quase qualquer coisa. Embora alguns riscos claramente exijam experiência adicional para auditar, como escrevi em um artigo de 2014, "você não precisa ser um palhaço para auditar o circo". No entanto, como observei na época, embora possamos auditar qualquer coisa, não podemos auditar tudo. Consulte Mais informação.

Ferramentas para Desenvolver um Melhor Auditor Interno
18 de junho de 2018

O The IIA está no meio do projeto de transformação mais extraordinário de sua história. Nos próximos dois anos, a prestação de serviços aos membros será melhorada por meio da implantação de novos sistemas de gestão de candidatos a certificação, e-commerce e gestão de associação, além de uma evolução crucial em nosso site, impulsionada pelas necessidades de nossos membros. Quando totalmente implantado, esse projeto de transformação digital permitirá à organização maior eficiência e prestação de contas a seus membros. Consulte Mais informação.

O Papel da Auditoria Interna em Juntar os Pedaços
11 de junho de 2018

Escrevi várias postagens no blog sobre grandes falhas de risco, controle e governança nos últimos anos, da Volkswagen à Toshiba e ao Wells Fargo. Alguns artigos analisaram as lições aprendidas, enquanto outros exploraram o papel ou a ausência da auditoria interna nesses fracassos corporativos. Consulte Mais informação.

Os Perigos do "Chapéu de Polícia" para a Auditoria Interna
6 de junho de 2018

Uma das dificuldades constantes que os auditores internos enfrentam é a manutenção de relações de confiança, considerando que são frequentemente chamados para ajudar nas investigações de más condutas de executivos e funcionários. Como escrevi em um artigo de 2014 no blog, a verdade é que muitos auditores internos são chamados a assumir responsabilidades relacionadas a investigações corporativas. Consulte Mais informação.

Definindo momentos em uma carreira de auditoria interna
29 de maio de 2018

Todo verão, compartilho alguns de meus artigos mais populares que ainda sejam relevantes para os praticantes de auditoria interna da atualidade. Este artigo foi publicado originalmente em 17 de Agosto de 2015.

Em alguns dias, comemorarei um marco pessoal. Em Agosto de 1975, me formei na faculdade e comecei em meu primeiro emprego como auditor interno na Trust Company of Georgia, um grande banco regional em Atlanta. É difícil acreditar que isso foi há 40 anos. Em alguns sentidos, parece que foi ontem. Olhando para trás, para essas quatro décadas de trabalho na profissão e pela profissão, penso nos principais momentos que definiram minha carreira. Também percebo que há alguns poucos momentos em toda carreira de auditoria interna que definirão a experiência do profissional que a vive. Acredito que esses eventos mereçam consideração especial por parte dos auditores internos, porque cada um deles é um ponto de partida que pode influenciar o caminho futuro de nossas vidas profissionais. Consulte Mais informação.